Os robôs estão entre os protagonistas da terceira edição da Rio Innovation Week (RIW), conferência de inovação e tecnologia que é realizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro até esta sexta-feira (6).
O g1 percorreu os galpões do evento e separou alguns modelos para mostrar as funcionalidades nesta reportagem – criações podem ser usadas para servir café e até recepcionar pacientes em hospitais. (Veja fotos no fim da reportagem)
O robô garçom, batizado de Nik pela desenvolvedora Futuremedia, pode ser utilizado para transporte de pequenos objetos de forma 100% autônoma. Com diversos níveis de bandeja, ele consegue transportar vários objetos ao mesmo tempo. Além disso, consegue estabelecer interação com o público através de sua inteligência artificial.
O robô recepcionista, que leva o apelido de Buddy, é focado especialmente no atendimento. Ele guia os visitantes, oferece orientações e os acompanha em diversos espaços, como salas de reunião, unidades de saúde, banheiros e elevadores. Ele tem comunicação por voz e o movimento é totalmente autônomo.
O cão robótico, conhecido como Scooby, conta com inteligência artificial e uma tecnologia com cálculo aritmético - o que permite que ele consiga dar a pata para humanos sem que caia, mesmo que sofra empurrões ou impactos. Ele é utilizado em universidades para ensino e desenvolvimento profissional de alunos na parte de informática e robótica. Há ainda equipamentos que são criados para participarem de batalhas de robótica, geralmente idealizados por universidades.
FONTE: G1
Comments